sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Taipa no Estado de São Paulo

 
  
  
  
 

O documentário “Taipa no Estado de São Paulo” apresenta o processo de construção de moradias que persistem ainda em núcleos de remanescentes de quilombos em
Iporanga (SP) e em municípios vizinhos. São as casas de Taipa.

No vídeo, a diretora mostra a relação da casa com quem a possui e a importância disso. Para gravar o documentário, a arquiteta enfrentou 14 km de estrada de chão, depois de alguns dias de chuva. Ela lembra que só conseguiu chegar ao local das gravações com o apoio de uma mula e um guia da cidade. “Para quem não está acostumado com a estrada é ainda mais difícil. O Gustavo, cinegrafista, caiu várias vezes no percurso. Teve momentos que eu achei que ele não fosse se levantar”, lembra.

Foram dois dias intensos de gravações. A comunidade cancelou um mutirão para plantação só para realizar o trabalho no dia das gravações. Nesse dia, fizeram uma grande festa. Prepararam um almoço farto e muita música, tudo foi registrado e entrou no documentário. A diretora lembra que os moradores do local fizeram questão de participar do vídeo.

Segundo Lia Márcia, muitas casas na região já perderam as características de origem e acabaram sendo trocadas por casas de alvenaria. Essa foi uma das dificuldades enfrentadas para a realização do documentário. Um dos poucos que ainda resiste ao novo e mantém a tradição da casa feita de terra é o Sr. José Muniz, 75, o “Juquinha”. Ele foi um dos entrevistados no documentário e fala sobre a importância da sua casa.

Outro entrevistado no documentário foi o Sr. Antônio Ursulino de Matos, vice-presidente dos remanescentes de quilombos. Ele falou sobre a associação de quilombos, a relação entre eles e a forma de convivência do grupo.

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License