segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Minha Arte é Vida após a Morte








Durante quatro dias, Enaldo André Zambon gravou o seu vídeo “Minha Arte é Vida após a Morte”, para a terceira edição do Revelando os Brasis.

O documentário narra a história de Pedro Giubbini, marceneiro e artesão de Venda Nova do Imigrante, onde desenvolve sua arte transformando restos de madeira e raízes em verdadeiras obras-primas. Em suas mãos, um toco de madeira feio e sujo passa a viver novamente na forma de um pássaro, de uma flor ou o que mais sua mente imaginar ao olhar para a madeira morta. “O processo criativo dele é muito interessante”, disse Enaldo, “ele olha para o tronco ou para a raiz e imagina com o que aquilo se parece”. Daí é só tirar os excessos em seu atelier.

E é assim desde que começou o seu trabalho em um distante dia chuvoso, quando sem nada para fazer pegou um pedaço de madeira, perto do fogão a lenha de sua casa, e começou a esculpir. No vídeo, Enaldo reproduz este momento com o auxílio de uma enorme mangueira e uma bomba da fazenda que serve como locação. “Jogamos a água que vinha do córrego em cima da casa enquanto encenávamos, foi muito legal, mas não conseguiríamos fazer nada disso sem ajuda. Como a da Prefeitura e da Secretaria de Cultura que ajudaram no transporte das equipes entre as locações, e da família de Pedro (Giubbini), a esposa Rita Giubbini e as filhas Joziane e Eliane Giubbini, com a sua contribuição nos depoimentos”.

Pedro não faz apenas arte pela arte, é extremamente preocupado com a natureza e com o meio ambiente, e, através de suas peças, tenta mostrar a importância da preservação. “Fazer esculturas é uma forma de chamar a atenção das pessoas para a natureza”, diz, sem pensar em qualquer forma de lucro, tanto que não vende nenhuma delas, todas vão para o seu mini-museu, onde há um acervo de mais de duzentas peças. O que ele faz é tentar mostrar para as pessoas em suas palestras nas escolas, nas visitas aos fazendeiros e em todas suas conversas que é possível reaproveitar aquilo que o homem destrói e que é possível ter convivência harmoniosa com o meio ambiente.

Foto: Arquivo Revelando os Brasis

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License