segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Jegue: Patrimônio Cultural do Nordeste

 
  
  
  

Um animal esquecido, desprezado. Esse é o foco do vídeo “O Jegue: Patrimônio Cultural do Nordeste”. Em 15 minutos, a diretora Fernanda Dourado Moitinho mostra por meio de depoimentos como está esse animal que aos poucos vem desaparecendo da cultura nordestina.

Foram cinco dias de gravações. Fernanda ouviu várias pessoas. Gente que depende do animal e outros que já o abandonaram por completo. Para a diretora, o jegue, como os nordestinos, é um sobrevivente, tendo ambos enfrentado ao longo de suas vidas a falta de alimento, de água e o calor abrasador do sertão.

A diretora lembra que foi difícil fazer o documentário, principalmente por causa da distância que percorria, mas para ela o sacrifício foi válido. “Gostei muito da experiência, foi um aprendizado muito bacana”, diz.

A idéia da diretora com o vídeo é chamar a atenção da sociedade. “Pretendo proporcionar o resgate cultural do papel do animal no nordeste, que teve seu valor e hoje está abandonado. Mostrar que existem pessoas que dependem dele e que providências podem ser tomadas”.

Fotos: Arquivo Revelando os Brasis

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License