segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A Força de um Grito, de Edson Silva de Jesus

Sinopse: As histórias de jovens que mudaram suas vidas usando a culinária como meio de sobrevivência, encontrando na venda do beiju de coco a saída para a desigualdade social.

“Todo o processo se dá em um ritual que se inicia às 4 horas da manhã com o preparo da massa. É um processo que leva, aproximadamente, duas horas. De inicio é necessário umedecer o polvilho que é retirado da mandioca; logo após, o polvilho é peneirado com uma pitada de sal e levado ao fogo em uma chapa de aço, ou forno de barro, como em algumas casas de farinha.
De maneira rápida e fácil se obtém o beiju em sua primeira fase, que, depois de resfriado, segue para a segunda etapa, que é o preparo de uma calda com uma pitada de sal, água, açúcar e coco. Coloca-se essa calda em um recipiente em que são mergulhados os beijus, um por um; em seguida, os beijus são armazenados em uma panela que servirá para a terceira e mais importante das fases, que é a de comercializar, de porta em porta, ou nos ônibus, na rodoviária e cidades vizinhas (...)”

Fotos: Arquivo Revelando os Brasis

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License