sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Uma história através de imagens






O documentário “Photographos - Cima da Serra”, de Liane de Oliveira Castilhos, moradora de Cambará do Sul (RS), conta a história da fotografia no município em três décadas diferentes. Segundo a diretora, a cidade tem tradição em abrigar muitos fotógrafos. Seu pai, por exemplo, era um profissional nessa área; ela, que também virou fotógrafa, aprendeu com ele a gostar do ofício.

A história fará uma homenagem aos fotógrafos que contribuíram para a memória da cidade, entre eles o pai da diretora, Irineu Castilhos. Liane vai apresentar, de forma ficcional, a trajetória desses profissionais em diferentes épocas. Além do figurino, isso também será observado pelas cores. Na década de 1920, a fotos eram em preto-e-branco; na década de 1950, predomina no vídeo o tom sépia; e na década de 1970, muitas cores são utilizadas.

As gravações foram realizadas entre os dias 5 e 8 de setembro de 2008. Liane relata que uma das maiores dificuldades enfrentadas foi o frio. Todo o figurino de época teve que retornar para os armários. Os atores não conseguiram usar as roupas por causa da baixa temperatura. Na última hora, foi preciso improvisar um novo guarda-roupa.

Liane conta que a cidade se envolveu muito na produção do vídeo. “As pessoas se dedicaram tanto que falavam: ‘O nosso filme’. Eles se identificaram muito e isso trouxe um resultado muito positivo”.

Para as cenas que retratam a década de 1920, que retratam a vida do fotógrafo Orlando Esteves, 24 pessoas participaram dos trabalhos. A cena foi gravada em uma fazenda do interior da cidade. Na década de 1950, o documentário destaca o fotógrafo José Barth.

Por último, na década de 1970, a produção faz uma homenagem ao fotógrafo Irineu Castilho, em uma seqüência que começa com a chegada do fotógrafo, sua esposa e filha mais velha a Cambará do Sul. No vídeo, a irmã de Liane, Enaide Castilhos, representa a mãe das duas, Leci Castilhos. Em seguida, será mostrado o primeiro trabalho de Irineu na cidade, que foi fotografar a inauguração de um banco. Essa cena foi gravada em local aberto, e reuniu 55 figurantes. Alguns curiosos pararam o que estavam fazendo para acompanhar a gravação dessa seqüência.

1 Comentário:

1401843 disse...

PARABENSSSSSSSSSSS LIANE!!!!!!!!! Fico feliz pelo resgate historico, conteporaneo q vc vem fazendo. Estou mutio curioso p ver o resultado, mas desdee ja imagino o qt fico poetico o seu video.

Beijos e fortes abraços solidários unidos a muita força e saudade d tds!
Ratao Diniz

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License